Atualizem » Saúde » Benefícios da soja

Benefícios da soja

A cozinha chinesa utilizava muito a soja no século XI a.C, mas só por volta do início do século XX foi que ela chegou ao Ocidente.
A soja é um grão considerado pela família das leguminosas, assim como outros alimentos como o feijão, lentilha, grão de bico e ervilha entre outros.

Dando um olhar mais voltado ao aspecto nutricional depomos encontrar a soja proteínas de excelente qualidade na sua composição. Estatisticamente falando a soja possui cerca de 35% a 40% proteínas de alto valor biológico.

Ela possui 10 tipos de aminoácidos essenciais, contém o beneficio de eliminar os radicais livres por ter antioxidantes, possui ainda ômega 6, ácido linoléico, ômega 3 e ácido linolênico .

Além de tudo isso é uma excelente fonte de minerais (cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, enxofre, cloro e vitaminas A, C, E, e do complexo B.

E para o intestino a soja também trás benefícios, pois possui fibras que são de extrema importância para o bom funcionamento do intestino, ou seja, possui uma capacidade bem maior que outros alimentos benéficos
para o intestino se tratando da capacidade de pegar partículas maiores de gordura, levando-as a passar direto pelo intestino, sem serem absorvidas.

Tirando todos esses benefícios a soja ainda conta com um ponto positivo pode se consumida de diversas formas além do próprio grão, como extrato de soja, óleo de soja, tofu, missô, shoyo, lecitina de soja, proteína texturizada de soja (PTS) e farinha de soja.

Vários recentes estudos comprovam que o consumo de produtos à base de soja promove:

- Coração: aumenta o HDL (colesterol bom).

- Prevenção do câncer: o consumo diário de soja e seus derivados diminuem a incidência de câncer de mama, cólon e próstata.

- Menopausa: a soja atenua os suores noturnos e as ondas de calor.

- Osteoporose: o fitoestrogênio ajuda a fixar o cálcio e fortalece a estrutura óssea.

- Diabetes: as fibras do grão de soja agem como reguladores do nível de glicose.

- Arteriosclerose: a isoflavona torna as artérias mais flexíveis e reduz o índice da doença.

Esta esperando o que para aderir o consumo de soja na sua alimentação?

GD Star Rating
loading...
Comentar
Benefícios da soja

Palavras relacionadas

Artigos relacionados

Mais informações por email

Deixe seu comentário sobre Benefícios da soja

Seu comentário será avaliado