Atualizem » Alimentação > Saúde » Benefícios do Leite e Derivados
Benefícios do Leite e Derivados
São produtos da secreção das glândulas mamarias das fêmeas dos mamíferos. As proteínas contidas no leite são de alto valor biológico, assim possuindo todos os aminoácidos essenciais. O leite não específico mais consumido é o leite de vaca e por segundo o leite de cabra.
A composição do leite varia a de acordo com a alimentação do animal, a estação do ano e a época de lactação.
É um alimento líquido, possui lactose, minerais, proteínas, vitaminas e gorduras.
O aquecimento do leite produz coagulação da albumina e da globulina. A caseína não se coagula, a não ser na presença de ácido ou fervendo por uma hora a 130°C.
A cor branca que o leite tem é dada pela substância caseína e ao fosfato de cálcio. O tom verde – amarelado do soro deve.
– se a lacto flavina e a cor amarelada da manteiga se da ao caroteno.
O sabor do leite pode ser modificado pela fervura, pois a globulina e a lactato de albumina, coagula no fundo da panela e pode queimar, assim alterando o seu sabor.
É muito importante que você realize a esterilização do leite. Essa esterilização pode ser realiza de duas maneiras.
A primeira pode ser feita colocando o leite para ferver durante 3 minutos, quanto mais tempo o leite permanecer em ebulição mais característica diferente o leite vai ter se tratando do sabor, mas isso não indica que ele terá perda nutricional, apenas a vitamina C que possui perda.
O segundo método de esterilização é a pasteurização, ela possui duas formas a pasteurização baixa e a pasteurização em placa.
• Pasteurização baixa: consiste no aquecimento a 63° C durante três minutos e logo depois passa por um resfriamento.
• Pasteurização em placas: consiste no aquecimento de 71° C a 75°C durante 15 segundos e posteriormente o resfriamento.
Não se esqueça de que o leite fresco exposto à luz pode perder toda a vitamina C e a vitamina B2.
É muito importante você saber como se da os tipos de ênfase para na hora da compra você esteja ciente do que esta levando pra casa.
• Leite tipo A: Leite natural obtido da ordenha mecânica, obedecendo todos as regras de higiene.
• Leite tipo B: Leite natural, integral e pasteurizado.
• Leite tipo C: A ordenha pode ser manual ou mecânica e as vacas ficam soltas no pasto.
Uma outra opção para a comercialização do leite tipo C é o leite reconstituído (leite em pó desengordurado + leite natural) isso para aumento o teor de gordura.
• Leite longa vida: Leite homogeneizado e esterilizado em UHT (temperatura ultraelevada) a temperatura chega a torno de 130° C a 150° C.
Também possuímos vários tipos de leite como iogurte que é feito a partir da fermentação do leite reduzido, a coalhada que vem do leite acificado (ph 4,8), tem também o leite condensado que é retirado o volume inicial e acrescentado açúcar e leite em pó que é retirado toda a água através de processos industrializados.
Assim como vários tipos de leite também a existência de seus derivados como manteiga, creme de leite, queijos e soro de leite.
a WordPress rating system
Palavras relacionadas
Artigos relacionados