Atualizem » Dicas > Esportes » Dicas para praticar rapel

Dicas para praticar rapel

O rapel é um esporte caracterizado por uma técnica utilizada para realizar uma descida vertical com a ajuda de uma corda.
Rapel é uma palavra de origem francesa que significa “chamar” ou “recuperar” e foi usada para batizar a técnica de descida por cordas, praticada em montanhismo, escalada, canyoning e em outros exercícios.

Essa corda é prendida em algum ponto muito seguro no qual a pessoa que irá descer (rapeleiro), depois isso feito se da inicio a descida. Um dos primeiros passos realizados pelo rapeleiro é prender uma fita sozinha no equipamento em seu equipamento prendido ao corpo e no lugar onde a corda foi prendida. Esta fita é a sua segurança durante a descida, uma vez passada em um freio que auxilia a ao descer quando pressionada.

Com tudo prontinho, pode – se soltar a solteira da ancoragem (fita isolada) e se aventurar. A grande diversidade de freios proporciona consequentemente diferentes maneiras de poder controlar a descida.

Com variância do ponto onde se desce os rapeleiros costumam dizer que a descida é negativa ou positiva, ou seja, a descida positiva é quando os nossos pés possuem um apoio (por exemplo, descida em um paredão), já a descida negativa é sem o apoio de nada aos pés a descida é no vazio somente o aventureiro e sua corda. A alternação entre a descida positiva e negativa vai variar muito do ponto onde se desce.

Mas antes de se aventurar por aí certifique – se de que o equipamento esteja em boas condições, nesses casos a marca do equipamento tem muita importância, pois antes comprar um equipamento de marca procedente pagando um pouco mais caro do que economizar no equipamento e acabar arriscando sua vida.

O rapel é considerado uma técnica fácil, mas não por esse motivo você que nunca praticou vai sair por aí querendo fazer rapel, é importante de que se informe sobre o esporte, faça cursos para receber as devidas instruções ou até mesmo procurar orientações de um profissional que pratica esse esporte há algum tempo para que assim você possa garantir a sua segurança durante a realização do esporte.

GD Star Rating
loading...
Comentar
Dicas para praticar rapel

Palavras relacionadas

Artigos relacionados

Mais informações por email

Deixe seu comentário sobre Dicas para praticar rapel

Seu comentário será avaliado