Atualizem » Informações > Saúde » Gravidez ectópica abdominal
Gravidez ectópica abdominal
Procurando informações sobre gravidez ectópica? Neste artigo você conhece as causas desse tipo de gravidez e sabe como proceder. Confira!
A gravidez ectópica é caracterizada pela implantação ovular fora do útero. Normalmente, o ovo se implanta na trompa (gestação tubária), no ovário (gestação ovariana), no ligamento largo (gestação ligamentar) ou no peritônio (gestação abdominal).
Esse tipo de gravidez normalmente é causado por fatores que impedem ou retardam o momento do óvulo fertilizado, podendo acontecer em razão de um bloqueio físico (cicatriz) na trompa decorrente de fatores hormonais ou outros, como fumar. Para que você entenda um pouco mais deste assunto, disponibilizaremos algumas informações sobre gravidez ectópica ao longo do artigo.
O que é gravidez ectópica?
Classificamos como gravidez ectópica aquela que ocorre fora do útero. Geralmente, o bebê (feto) não consegue sobreviver e nem se desenvolve nesse tipo de gravidez. A gravidez ectópica abdominal pode ser primária, de difícil comprovação, ou secundária, após o abortamento para a cavidade abdominal do ovo previamente implantado na trompa.
Na maioria das vezes o diagnóstico clínico é bastante difícil, podendo ser suspeitado através da presença de dor abdominal induzida por movimentos fetais, sendo associada à imprecisão da palpitação dos contornos uterinos. Nesse tipo de gestação há possibilidade de evolução da mesma até idades gestacionais avançadas, com alta prevalência de malformações.
Sintomas de gravidez ectópica
• Sangramento vaginal anormal
• Amenorreia
• Sensibilidade nos seios
• Dor lombar
• Cólica leve em um dos lados da pélvis
• Náusea
• Dor no baixo abdome ou região pélvica
Caso sinta alguns desses sintomas é necessário procurar ajuda médica, já que os sintomas podem acabar se intensificando e até mesmo colocando em risco a vida da mulher.
Tratamento de gravidez ectópica
O tratamento na gestação abdominal é fundamentalmente cirúrgico, é retirado o feto e parte dos anexos, mantendo a placenta no seu sítio de implantação. Sendo indicado que você procure um médico logo que suspeite de alguma anormalidade, pois quanto mais precoce o diagnóstico maiores são as chances de sobrevivência da mãe, pois este tipo de gestação pode ocasionar a morte da gestante.
Procedimento médico – gravidez ectópica
a WordPress rating system
Palavras relacionadas
Artigos relacionados