Atualizem » Alimentação > Saúde » Informações sobre Botulismo

Informações sobre Botulismo

É um tipo de intoxicação alimentar que pode matar se não for tratada a tempo. Essa forma de intoxicação alimentar é causada por uma bactéria (Clostridium Botulinum), presente no solo e em alimentos que foram contaminados e mal conservados.

A característica maior dessa intoxicação é o comprometimento grave do sistema nervoso que pode causar a morte.

Os alimentos que possuem mais índice de risco são enlatados, embutidos a vácuo são os que estão mais vulneráveis a essa bactéria, porque ela se reproduz em ambiente sem o oxigênio.

A intoxicação ocorre, pois o alimento é contaminado ainda no solo por esporos ultra resistentes e quando esta sem oxigênio o organismo muda e começa a produzir toxinas.

Quando a toxina é ingerida ela entra na corrente sanguínea através da absorção do aparelho digestivo, assim ele vai atingir o sistema nervoso dificultando a realização de sinapse entre as células nervosas, sem essa comunicação as nossas funções começam a ser debilitadas, pois essa sinapse é uma comunicação vital.

A paralisia dos músculos é freqüente nesses casos, pois o cérebro não esta mandando mais informações para os músculos assim acontece as paralizações musculares.

Quem tiver uma intoxicação botulínica vai poder identificar porque ela se manifesta e, até 30 horas depois da ingestão do alimento contaminado. Os principais sintomas são:

• Aversão a luz;

• Visão dupla com dilatação da pupila;

• Dificuldades para articular palavras;

• Vômitos;

• Secura na boca e garganta;

• Dificuldade para engolir;

• Paralisia respiratória;

• Constipação intestinal;

• Debilidade motora;

• Retenção de urina.

O seu tratamento é constituído na manutenção das funções vitais e uso do soro antibotulinico. Esse soro impede que toxina circule no sangue e se instale no sistema nervos. É muito lenta a recuperação desta doença, não existe medicamentação ou qualquer tipo de soro que elimine a toxina.

Mas a toxina não tem apenas seu lado mal, ela é usada como efeitos terapêuticos que vem sendo estudados a décadas.

Antes de tudo seu primeiro uso para o bem foi para tratamento de estrabismo e de espasmos involuntários da musculatura
das pálpebras. Esse poder de paralisar a musculatura esta sendo muito utilizado em tratamentos de estéticas para amenizar as expressões faciais e rugas.

GD Star Rating
loading...
Comentar
Informações sobre Botulismo

Palavras relacionadas

Artigos relacionados

Mais informações por email

Deixe seu comentário sobre Informações sobre Botulismo

Seu comentário será avaliado