Atualizem » Doenças > Informações » Informações sobre vitiligo

Informações sobre vitiligo

O vitiligo é uma doença, onde a principal característica é a diminuição ou falta do pigmento responsável pela cor da pele (melanina) em certas áreas de nosso corpo, causando o surgimento de algumas manchas esbranquiçadas na área afetada.

A doença vitiligo atinge em média cerca de 1 % a 2 % da população mundial, suas lesões são mais comuns por seu isolamento ou espalhamento no corpo e atingem principalmente os cotovelos, boca, membros superiores e membros inferiores, genitais, face e joelhos.

As principais causas do vitiligo são:

a) neural:

O vitiligo segmentar geralmente costuma aparecer em cima de uma pinta, nesse caso algumas substâncias são capazes de destruir as células produtoras de melanina.

b) citóxica: A hidroquinona é conhecida por realizar a despigmentação da pele, realizando um clareamento da mesma.

c) auto-imune
Trata – se da formação de anticorpos específicos que atacam e destroem o melanócito ou simplesmente inibem a produção de melanina. E estão relacionadas diretamente com outras doenças auto-imunes como a diabetes e tireóide.

Sintomas
Em todo o corpo surgem algumas manchas bem delimitadas e meio esbranquiçadas. É meio impossível prever o aparecimento e a evolução do vitiligo que pode acontecer até mesmo no mesmo paciente em outros casos a regressão de umas lesões e o surgimento de outras, ficando assim um circulo vicioso. O vitiligo não causa nenhum dano a saúde apenas afeta se tratando de estética.

Diagnóstico
Se da a partir de uma avaliação médica das supostas lesões e também analise de alguns exames laboratoriais solicitados pelo médico, só assim o médico poderá dar um diagnostico e visualizar se há a existência de outras doenças que podem se associar. Fique atento, pois algumas manchas que possuem as mesmas características podem ser ocasionadas pelo sol e micoses e, isso não é vitiligo.

Tratamento
Normalmente é um tratamento que é longo, podem ter o uso de pomadas. É muito difícil que as lesões e a cura passam bem longe ainda mais se tratando de cura definitiva, pois existem áreas na nossa pele que não praticamente impossíveis de recuperar porque as áreas de pigmentação são muito difíceis. Por isso é muito importante que procure um dermatologista.

GD Star Rating
loading...
Comentar
Informações sobre vitiligo

Palavras relacionadas

Artigos relacionados

Mais informações por email

Deixe seu comentário sobre Informações sobre vitiligo

Seu comentário será avaliado