O que é a febre
Publicidade relacionada
A febre consiste na elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. Onde são aceitas como indicadores de febre temperaturas acima de 37,5ºC axilar ou oral.
As principais causas da febre são:
Infecção, câncer, reação alérgica, distúrbios hormonais e emocionais, exercícios excessivos (especialmente em temperaturas elevadas), doenças auto-imunes, exposição excessiva ao sol, uso de certas drogas, dentre outras.
A febre é sempre prejudicial, onde ao aumentar o consumo de oxigênio a febre pode causa a diminuição do rendimento cardíaco. Em crianças geneticamente predispostas, a febre pode ocasionar convulsão. Onde as convulsões febris não acarretam riscos de lesão cerebral, podendo causar apenas quando a temperatura ultrapassar 41,7ºC. Ela também pode associar-se a outros sintomas que causam desconforto como dor muscular, mal estar e irritabilidade.
O instrumento padrão para medir a temperatura corpórea é o termômetro clínico de vidro com mercúrio. Entretanto, outros instrumentos podem ser utilizados.
Palavras relacionadas
Artigos relacionados