A verruga plantar mais conhecida como olho de peixe, é causada pela infecção por HPV (Papillomavirus) no qual se consiste em uma bactéria que causa também outros machucados e verrugas onde geralmente as verrugas plantares não costumam ser malignas.
Quando a aparece em crianças a maioria dos olhos de peixe vão embora sozinho, mas quando ela apresentar dor, o melhor a fazer é procurar ajuda médica para que o mesmo possa solucionar o problema da melhor maneira possível.
O processo do tratamento é lento podendo levar mais de um mês até que a verruga suma totalmente onde é colocando ácido diariamente, ou também se for o caso é realizada uma cirurgia para remoção do olho de peixe já que esta é uma das maneiras mais rápidas e fáceis de resolver o problema.
No entanto você deve prestar muita atenção já que o olho de peixe pode aparecer nas mãos e nos pés onde o local quase sempre é dolorido já que se trata de um profundo ferimento no qual apenas uma ponta fica do lado de fora da pela parecendo um olho de peixe, como já diz o nome.
Por isso alguns cuidado podem ser tomados para que você não contraia olho de peixe, já que é um vírus um tanto quanto desagradável já que o mesmo provoca dor e desconforto no qual os calçados não devem ser muito apertado para não agravar ainda mais o problema.
Entretanto há ótimas dicas para que você não contraia o olho de peixe, e para que fique informado de como pode ser prevenir, logo a baixo seguem algumas dicas que podem ser muito úteis para você que deseja saber como evitar este contágio.
Alguns cuidados devem ser tomados durante o tratamento:
1- Evite andar descalço especialmente em locais públicos e úmidos como piscinas e vestiários de clubes e academias.
2- Evite usar sapato emprestado de outras pessoas.
3- Não use sapatos sem meia.
4- Se aparecer um olho de peixe não fique cutucando com a mão, já que isso pode fazer com que o vírus espalhe.
5- Se tiver alguém em casa com olho de peixe evite contaminação de outras pessoas não deixando essa pessoa sem meia e colocando spray de lisoforme nos sapatos depois de usar. Evite também banhos coletivos sem proteção de curativos ou chinelos.
6- Cuide bem da sua alimentação e da saúde como um todo já que a imunidade baixa é um fator que facilita a proliferação dos vírus.
Mas antes de passar qualquer tipo de medicamento procure orientação médica para possíveis soluções para o problema.