Atualizem » Alimentação > História » Origem da Pascoa e seus pratos típicos

Origem da Pascoa e seus pratos típicos

Entre as culturas orientais a pascoa é uma das datas festivas mais comemoradas e importantes entre eles. A origem desta comemoração vem de muitos e muitos séculos atrás, o termo “pascoa” tem muito fundamento da origem religiosa que vem do latim “pascal”.

Na Grécia antiga esse termo é encontrado como paska, mas a origem do termo mais remota é com os hebreus com o termo “pesach” que tem o significado “passagem”.

Estudos históricos por especialistas afirmam que se comemorava a muito tempo atrás uma festa de massagem entre os povos europeus. Com algumas informações se sabe que acontecia essas comemorações principalmente na região do mediterrâneo.

Algumas sociedades comemoravam com festividade a passagem do inverno para a primavera durante o mês de março.

Normalmente esses festejos eram realizados na primeira lua cheia da época das flores (para os povos antigos a transição do fim do inverno para o começo da primavera, pois era considerada uma época onde as chances de sobrevivência era maiores se comparando com o inverno rigoroso que castigava a Europa que dificultava muito a produção de alimentos).

A pascoa Judaica

Entre os judeus essa data é importante, pois marca o êxodo do povo do Egito, por volta mais o menos de 1.250 a.C, onde os egípcios foram aprisionados pelos faraós por muito e muitos anos. Essa data é marcada também pela passagem do povo hebreu pelo mar vermelho que foram liberados por Moises e assim fugiram do Egito.

A pascoa Cristã

Entre os cristãos a data celebra a ressureição de Jesus Cristo (quando depois de sua morte a alma voltou a ter união com seu corpo). O festejo acontecia no domingo seguinte a lua cheia posteriormente ao equilíbrio da primavera.
Os pratos mais típicos na época de festejo na pascoa são:

• Bacalhoada
(o bacalhau é usado de diversas maneiras e diferentes pratos)
O consumo de peixe nos feriados religiosos se teve na idade média quando a igreja possuía um rigoroso calendário comemorativo onde se abstém do consumo de carne vermelha.

• Ovos de pascoa
Foi adotado como símbolo da pascoa pela igreja por volta do século XVII, que tem o significado de desejar renovação da vida para a pessoa presenteada.

•Colomba pascal
É uma opção para substituir o ovo de pascoa, é um pão doce muito semelhante ao um bolo e ao panetone de natal.

GD Star Rating
loading...
Origem da Pascoa e seus pratos típicos, 3.0 out of 5 based on 4 ratings
Comentar
Origem da Pascoa e seus pratos típicos

Palavras relacionadas

Artigos relacionados

Mais informações por email

Deixe seu comentário sobre Origem da Pascoa e seus pratos típicos

Seu comentário será avaliado