Atualizem » Alimentação > Saúde » Pirâmide Alimentar

Pirâmide Alimentar

A saúde, proveniente de uma boa alimentação, sempre foi uma das maiores preocupações do homem, por isso, há tempos alguns estudiosos vêm buscando um modo fácil e prático para demonstrar a população como deveria ser uma alimentação adequada, fazendo com que haja o consumo de vários alimentos e em quantidades suficiente para ter uma dieta adequada. Então, após algumas tentativas, passando-se pelos grupos alimentares e pela roda dos alimentos, chegou – se à pirâmide alimentar.

A pirâmide alimentar, foi inicialmente elaborada nos Estados Unidos em 1992, pelo departamento de agricultura (USDA) e desde então, cada país tentou adaptá-las de acordo com suas necessidades e costumes.

Entre os principais objetivos da pirâmide alimentar, está em mostrar que os cidadãos precisam ter uma alimentação variada, também quais são os alimentos mais benéficos ao organismo, evitando o alto consumo de alimentos gordurosos, açúcar, sal, bebidas alcoólicas, entre outros em excesso, desfrutando cada vez mais das frutas, verduras e legumes, como também alimentos integrais que proporcionam mais saúde.

A pirâmide alimentar aqui no Brasil sofreu algumas modificações, o que é bem natural correspondendo com os alimentos mais consumidos no país. Abaixo vamos conferir a quantidade de porções em relação aos alimentos.

Para que esses valores fossem alcançados, os alimentos foram divididos em 8 grupos, sendo eles:

1. Pães, cereais, raízes e tubérculos, indicando – se de 5 a 9 porções diárias;

2. Hortaliças, indicando – se de 4 a 5 porções diárias;

3. Frutas, indicando – se de 3 a 5 porções diárias;

4. Carnes e ovos, indicando – se de 1 a 2 porções diárias;

5. Leite e derivados, indicando – se 3 porções diárias;

6. Leguminosas, indicando – se 1 a 2 porções diárias;

7. Óleos e gorduras, indicando – se de 1 a 2 porções diárias;

8. Açucares e doces, indicando – se de 1 a 2porções diárias.

A quantidade da porção pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da idade, peso, estatura, entre outros fatores influentes. Algumas pessoas necessitam de uma refeição mais completa do que outras, por isso a importância de procurar um nutricionista. A dica é não exagerar na alimentação e nem deixar de comer, é preciso fazer uma reeducação alimentar para melhorar a saúde.

 

GD Star Rating
loading...
Comentar
Pirâmide Alimentar

Palavras relacionadas

Artigos relacionados

Mais informações por email

Deixe seu comentário sobre Pirâmide Alimentar

Seu comentário será avaliado