Atualizem » Educação » Representação Social

Representação Social

Podemos entender primeiramente que Representação Social é um conjunto de explicações, crenças e idéias que nos permite formar um dado conhecimento, pessoa ou objeto.

A Representação Social tem sua primeira sustentação teórica por Serge Moscovici, através de uma obra chamada “A Psicanálise, sua imagem e seu Público”.

Os objetivos da teoria era explicar os fenômenos que giram em torno do homem a partir de uma visão coletiva, sem dispensar a individualidade.

Portanto a teoria de Moscovici esta diretamente ligada com os estudos das simbologias sociais em nível de macro e micro análise. Tornando como finalidade algo não familiarizado para algo familiarizado, ou seja, categorizar e nomear novas idéias e acontecimentos nos quais não possuía contato anteriormente, o que possibilita compreender e manusear elas a partir de idéias, valores e teorias existentes em nosso interior e que são aceitas pela sociedade.

Partindo deste pressuposto podemos compreender o quanto é importante e como se dá a formação das idéias de uma pessoa.

Normalmente um grupo é formado por uma ideologia em comum, mas não podemos dizer que um determinado ato seja esse conjunto de idéias, o individuo dentro de um grupo onde pessoas realizam alguma coisa e uma pessoa não faz, pode-se dizer que sua individualidade é de acordo com conceitos internalizados que por sinal é aceito na sociedade, assim essa pessoa não adéqüe a fazer o ato que o grupo vem fazendo por esse motivo e por não achar legal dando assim respeito a sua própria idéia e individualidade, mas isso não o impede de possuir algo em comum com esse grupo tão pouco deixar de ter contato (lembrando que esse contato não é estar o tempo todo nem quando as pessoas integrantes do grupo estão fazendo o ato que discorda).

GD Star Rating
loading...
Comentar
Representação Social

Palavras relacionadas

Artigos relacionados

Mais informações por email

Deixe seu comentário sobre Representação Social

Seu comentário será avaliado