Atualizem » Notícias > Saúde » Saúde propõe novos critérios para doação de sangue
Saúde propõe novos critérios para doação de sangue

Atualmente, apenas pessoas entre 18 e 65 anos podem ser doadoras. No entanto, o Ministério da Saúde abriu consulta nesta quarta-feira (2) para discutir uma proposta que visa a ampliação das faixas etárias permitidas para a doação de sangue no país, sugerindo que a permissão seja estendida para pessoas entre 16 e 68 anos.
Sendo que no caso de jovens abaixo de 16 anos, a proposta prevê que o jovem só pode fazer a doação com a autorização dos pais.
A consulta pública estará aberta por 60 dias, onde neste período, o ministério vai coletar sugestões que podem fazer com que a proposta seja descartada ou, se tiver aceitação, aperfeiçoada.
Segundo o ministério, os centros de hemoterapia coletam 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano em todo o país. Sendo que pelos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que o Brasil coletasse 5,7 milhões de bolsas anuais, diz o ministério.
No Brasil, 1,8% da população é classificada como doadora de sangue. No entanto, para que os estoques sejam mantidos, a Organização Mundial da Saúde recomenda que de 1% a 3% da população seja doadora.
A ampliação da faixa etária de doadores permitirá ao país aumentar significativamente a oferta de sangue para abastecer hospitais e centros de saúde.
loading...
Vídeos Relacionados
Palavras relacionadas
Artigos relacionados
- Doação do leite materno
- Como fazer uma Doação de órgãos
- Benefícios da maçã
- Os auxílios da musica na saúde
- Quais os benefícios de Largar o Cigarro
- Saiba mais sobre a doença gota
- Largar o cigarro
- Chocolate faz bem a saúde
- O que é a menstruação
- Os benefícios do feijão branco
- Farmville pode ser retirado do Facebook
- Quais são os tipos de anemia
- Benefícios dos cereais e integrais em nossa alimentação
- Onde encontrar livros usados
- Melhores planos de saúde SP
- Exames necessários na gravidez
- Doenças e saúde do coração
- CDB exames médicos
- Como participar do Programa Nossa Bolsa 2010
- Adolescente que chora lagrima de Sangue
- Revista saúde dicas e entretenimento
- Como ter mais saúde
- O que é hepatite B
- Emagrecer e manter a saúde em dia é o que muitos buscam
- Preço de remédios para a saúde
- Frutas que emagrecem
- Como cuidar da saude no dia a dia
- Vantagens do alho para nossa saúde
- O que são varizes?
- Como manter a saúde na gravidez