Teste de HIV para trabalhador é proibido pelo governo
Publicidade relacionada
Antes de contratar seus funcionários, várias empresas fazem a checagem da saúde do candidato a fim de verificar se a pessoa esta apta para o trabalho dentro da empresa.
Nesta checagem são realizados vários testes com o intuito de saber se a pessoa não tem nenhuma doença que a impeça de desempenhar um bom trabalho dentro da empresa.
No entanto, a partir desta segunda-feira, esta proibida a exigência da realização do teste de HIV (o vírus de Imunodeficiência Adquirida, causador da Aids) para trabalhadores em exames pré-admissionais e exames periódicos de saúde, segundo despacho divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Porém, os empregadores estarão autorizados a orientar em relação ao exame e fazer campanhas de prevenção que estimulem os funcionários a realizarem o teste. Sendo que neste caso a orientação e os exames devem ser realizados de forma voluntária, sem vínculo com a relação de trabalho e sempre resguardada a privacidade quanto ao conhecimento dos resultados.
Palavras relacionadas
Artigos relacionados